16 de outubro de 2012

Autoexame


  



    Me pergunto e gostaria que você se perguntasse e também respondesse para si mesma, porque geralmente  não temos o hábito de, na semana seguinte ao término da menstruação fazermos o autoexame? Ou se não menstruamos, é necessário também fazer em um dia fixo no mês.


     Será por timidez, constrangimento, desinformação de como fazer, falta de tempo pra si mesma...... pode ser tantos os motivos. Mas é importante nos conhecermos e saber porquê deixamos de fazer ou fazemos as coisas em nossa vida. Reflita....


     O Autoexame  sozinho não previne o câncer de mama, mas é parte integrante da prevenção, juntamente  com a ida ao ginecologista e a mamografia.  

   Preventivamente, se faz a mamografia e a consulta com o ginecologista anualmente, mas temos que nos cuidar todos os dias, por isto a importância do autoexame todos os meses, pois se tivermos alguma percepção de alterações das mamas, podemos antecipar a nossa ida ao médico.
  
      Abaixo está algumas dicas que podem ajudar você no autoexame.Imprima as dicas  e deixe no banheiro para que você possa lembrar de fazer, ou deixe uma cópia junto da agenda onde você anota a data de sua última menstruação.

     Quando for a sua próxima consulta, converse com seu médico a respeito do autoexame, tire suas dúvidas com ele. Prevenção também é obter informação. 


O que é o auto-exame?
É o exame das mamas efetuado pela própria mulher. É conhecendo suas mamas que você pode verificar qualquer alteração. 

Quando fazer o autoexame? 
Faça o autoexame uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstrução. 

Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo todo dia 15.

O que procurar no autoexame?
• Deformações ou alterações no formato das mamas
• Abaulamentos ou retrações
• Ferida ao redor do mamilo
• Caroços nas mamas ou axilas
• Secreções pelos mamilos

 

Nenhum comentário: