19 de outubro de 2012

Câncer de Útero



O ASSUNTO É..............


O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, demora muitos anos para se desenvolver. As alterações das células que podem desencadear o câncer são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), por isso é importante a sua realização periódica. 

A principal alteração que pode levar a esse tipo de câncer é a infecção pelo papilomavírus humano, o HPV, com alguns subtipos de alto risco e relacionados a tumores malignos.

É o segundo tumor mais frequente na população feminina, atrás apenas do câncer de mama, e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. Por ano, faz 4.800 vítimas fatais e apresenta 18.430 novos casos. Prova de que o país avançou na sua capacidade de realizar diagnóstico precoce é que na década de 1990, 70% dos casos diagnosticados eram da doença invasiva. Ou seja: o estágio mais agressivo da doença. Atualmente 44% dos casos são de lesão precursora do câncer, chamada in situ. Esse tipo de lesão é localizada. Mulheres diagnosticadas precocemente, se tratadas adequadamente, têm praticamente 100% de chance de cura.  
Estimativas de novos casos para 2012: 17.540 novos casos.

Atenção: A informação existente neste portal pretende apoiar e não substituir a consulta médica. Procure sempre uma avaliação pessoal com um médico da sua confiança.

FONTE: Portal INCA  

Prevenção é a palavra chave!
Faça seu exame preventivo!
 (preenccha o formulário agendando seu exame, que está no cabeçalho do blog) 

2 comentários:

Patrícia disse...

adriana, Parabéns pela iniciativa!
Vemos campanhas sazonais, sendo que deveria ser lembrado todos os meses....adorei a idéia da agenda.
Idéia genial que precisa ser compartilhada. Posso divulgar no meu blog?
abraço
Patrícia

Agenda do Bem disse...

Obrigada Patrícia.

Pode divulgar sim, quanto mais mulheres puderem preencher o formulário, poderemos estar lembrando-as dos próximos exames.

Abraço

Adriana De Held