19 de outubro de 2012

Prefeitura de Londrina na prevenção do câncer






          No dia 27/10/12/- sábado,  estarão abertas as UBS das das regiões oeste, sul e rural
A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria de Saúde, programou no mês de outubro um horário excepcional para a realização dos exames preventivos de câncer em mulheres. No sábado as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão o exame clínico das mamas e também do preventivo de câncer de colo do útero. No dia 27 as UBS funcionam das 8h às 14h, para prestarem o atendimento.
          A iniciativa faz parte da Campanha Municipal de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama, realizada no mês do Outubro Rosa, movimento de prevenção ao câncer de mama que acontece anualmente nesta época. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o que mais causa morte entre as mulheres. O objetivo do Outubro Rosa é promover a detecção precoce do câncer a fim de aumentar, consideravelmente, a chance de cura com o tratamento na fase inicial da doença.
          O secretário de Saúde, Edson de Souza, lembrou que os exames já são oferecidos rotineiramente nas UBS. “São exames que durante o ano já são feitos nas nossas Unidades Básicas de Saúde, o que acontece em outubro é que realizamos uma campanha específica e uma intensificação desses exames, principalmente para atender as mulheres que trabalham e não tem a oportunidade de realizar o exame durante a semana.”
          A faixa etária de maior risco para o câncer de colo de útero são as mulheres de 25 a 64 anos e mulheres com idade entre 50 a 69 anos para o câncer de mama, mas mulheres acima de 40 anos devem realizar a mamografia, de forma preventiva. As mulheres interessadas devem entrar em contato com a sua Unidade de Saúde para fazer o agendamento.
Fonte: Portal Prefeitura de Londrina

Nenhum comentário: