6 de dezembro de 2012

Notícias positivas sobre o Câncer…..

 

AGENDA DO BEM LOGO parcial 2 Segundo a Agência de Notícias do INCA, Números sinalizam tendência de queda de incidência e mortalidade por câncer do colo do útero!

Dia 27/11/2012 – foi postado no portal do INCA esta notícia importante.

“As ações de controle do câncer no Brasil estão surtindo efeito. Alguns tipos de tumores malignos com grande potencial de prevenção primária ou detecção precoce demonstram estabilidade ou queda nas taxas de incidência e de mortalidade. Os números mais expressivos foram constatados em relação ao câncer do colo do útero: entre as 11 cidades com Registros de Câncer de Base Populacional (RCBP) com pelo menos oito anos de informações consolidadas, nove demonstram tendência de queda nas taxas de incidência e de mortalidade. Em duas foi registrada tendência de alta na incidência e, em apenas um, tendência de alta da mortalidade.

Essas e outras análises estão no terceiro número do Informativo Vigilância do Câncer, que a Área de Informação e Análise da Situação do INCA lançou nesta terça-feira, 27, durante a cerimônia em comemoração ao Dia Nacional de Combate ao Câncer. A publicação é inédita, pois, pela primeira vez no País, apresenta análise de tendência.

Também foi lançada a Biblioteca Virtual em Saúde Prevenção e Controle do Câncer (http://controledocancer.bvs.br/), parceria entre o Serviço de Edição e Informação Técnico-Científico do INCA, Biblioteca Regional de Medicina (Bireme), Organização Pan-americana da Saúde e Coordenação-Geral de Documentação e Informação do Ministério da Saúde.

E em parceira com a Fundação Oswaldo Cruz, o INCA lançou o livro O Câncer como Problema de Saúde Pública, da série Depoimentos para a História do Controle do Câncer no Brasil. Nele estão as histórias das políticas públicas para o controle do câncer, contadas pelo ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão; o diretor-geral do INCA, Luiz Antônio Santini; o presidente do conselho de curadores da Fundação do Câncer, Marcos Moraes, o médico sanitarista Edmur Pastorelo; e o presidente do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC), João Carlos Sampaio Góes.

Santini recebeu as publicações, respectivamente, das mãos de Marceli dos Santos, da Divisão de Informação e Análise da Situação do INCA, e de Paula Habib, da Casa de Oswaldo Cruz.

A cerimônia continuou com um momento de reconhecimento a atuais e antigos colaboradores do INCA, que receberam o prêmio Mérito INCA 75 anos, já que este ano a instituição celebra seu jubileu de diamante. Entre os primeiros foram homenageados representantes da área de Assistência (Reinaldo Rondinelli, diretor do HC II); de Pesquisa (Hector Suañez); da Coordenação-Geral de Recursos Humanos e Administração (Celita Cortes Tavares, da Divisão de Suprimentos) e Eduardo Franco. Entre os antigos colaboradores, o cirurgião do aparelho digestivo e cancerologista Ernesto Maier Rymer; o cirurgião plástico José Kogut, ex-vice- diretor do INCA, onde trabalhou por 54 anos, e Elida Pereira Cabral,enfermeira do INCA por 20 anos.”

Fonte: INCA

Nenhum comentário: