1 de julho de 2014

Dia 01 de Julho………….

 

Versículo do Dia

'’Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno. Efésios 6:16 '’

 

Dia 01 de Julho Comemora-se:

  • Dia da Vacina BCG
  • Dia Nacional do Sesi
  • Dia da Comunidade Madeirense
  • Dia Internacional das Bibliotecas

Biblioteca do Monastério de Melk

Biblioteca do Monasterio de Melk

 

 

Tipos de Câncer - Mama

Segundo tipo mais frequente no mundo, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.

No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.

Estimativa de novos casos: 57.120 em 2014

Autoexame das Mamas
O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.

Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado  para essa atividade.

A melhor forma é em frente ao espelho, uma vez por mês, após o período menstrual. Quem usa prótese pode realizar o exame exatamente da mesma forma. Confira o passo a passo!

 

1.Em frente ao espelho, erga os dois braços e observe se aparecem abaulamentos ou retrações na mama

passo 1 autoexame

Ilustração: Claudia Cicala

2. Coloque as mãos na cintura e tente juntar os cotovelos na frente para contrair a musculatura peitoral. Nessa posição, busque abaulamento ou retrações

passo 2 autoexame

Ilustração: Claudia Cicala

3. Erga um dos braços e, com a mão oposta, dedilhe a mama: pode ser de cima para baixo, para o centro no sentido do mamilo e em espiral. Não é preciso espremer o mamilo no final. A secreção provocada pelo câncer sai espontaneamente

passo 3 autoexame

Ilustração: Claudia Cicala

 

Fontes:INCA e  Revista Corpo a Corpo | Ed. 279

 

O Exame preventivo é muito importante. Quando voce fez pela última vez?

Acesse nosso formulário no cabeçalho do Blog e preencha-o, que anualmente enviaremos um lembrete de que a data para seu exame preventivo se aproxima.

Cuide-se

Nenhum comentário: