2 de agosto de 2020

Agosto prevenção...

Prevenção ao Câncer de Pulmão...

 


Nem todos os pacientes com câncer de pulmão são fumantes. Muitos são ex-fumantes e outros nunca fumaram. Os tumores em não fumantes podem ser causados pelo fumo passivo e pela exposição à radiação (inclusive tratamento radioterápico na região do tórax) e a agentes químicos cancerígenos (radônio, amianto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila, gás de mostarda e éter de clorometil), poluição do ar e escape dos motores diesel. Já os fumantes expostos a esses fatores têm risco aumentado de desenvolver câncer.

Alterações genéticas hereditárias ou adquiridas em determinado genes, como nos genes supressores de tumores TP53 ou p16 e nos oncogenes K-RAS ou ALK, estão associadas ao desenvolvimento do câncer de pulmão de não pequenas células, assim como casos anteriores de câncer de pulmão e parentes próximos diagnosticados com a doença. Outros fatores incluem deficiência ou excesso de vitamina A, infecções pulmonares de repetição e doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica).

Como 90% dos casos de câncer de pulmão estão relacionados com o tabagismo, não fumar é a principal forma de prevenção da doença, assim como evitar o fumo passivo. Recomenda-se ainda evitar a exposição à poluição do ar e a produtos químicos cancerígenos, encontrados principalmente no ambiente profissional, além de consumir frutas e verduras em abundância.

 

Tratamento

As principais opções de tratamento para o câncer de pulmão são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo, de acordo com o estágio da doença e as condições do paciente. Em muitos casos, esses tratamentos são utilizados de forma combinada para atingir os melhores resultados.

 

Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/hospital/especialidades/centro-oncologia/cancer-de-pulmao/Paginas/diagnostico.aspx

 

   PREVINA!!!!!!


Nenhum comentário: